Postado por Leo Mesquita on quinta-feira, setembro 15, 2011

Reclamar do dia a dia que se leva é fácil. Mais do que isto, é bastante cômodo. Difícil é tomar a decisão de tornar a vida diferente, prazerosa. Há mais de 3 anos decidi que precisava de um novo desafio pessoal. Nada de novo emprego, melhor salário. Algo que me alimentasse a alma e me colocasse dia a dia de frente com a realização. Foi ai que resolvi me dedicar novamente ao esporte e a escolha foi praticar corrida de rua.
O começo foi catastrófico. Em apenas duas semanas estava com uma tendinite no joelho. Foi ai que veio a grande graça da proposta. Teria de aprender tudo. Reconheci-me como um despreparado para a atividade e fui buscar informação.  Com soberba não se avança, nada se aprende.
Sempre vi o esporte como uma das melhores formas de recuperar a auto-estima. Naquele momento era o que mais precisa. A crise de 2008 ia começar a afetar a minha atividade profissional e sabia que precisava de algo para me manter centrado. Apenas a prática esportiva já bastaria para justificar a decisão. Mas a sociedade atual em que vivemos é impiedosa. Todos questionam insistentemente: para que serve? Para que serve o abraço? Para que serve o luar? Para que serve ler? Perda de tempo! O que você ganha com isto? Vivemos a síndrome da utilidade. Se não é diretamente e imediatamente útil não serve. Mas praticar corrida de rua tem sim uma utilidade imediata e tangível. Não apenas a corrida de rua, mas diversas outras atividades que facilmente podem ser incorporadas ao dia a dia de qualquer um. O voluntariado por exemplo. Estas atividades nos ensinam a ter CONFIANÇA. Ou será que você já se esqueceu do que seja isto? Será que você se lembra que ter autoconfiança e autoestima elevadas é um dos pontos mais importantes para sermos felizes? Cada treino que concluímos ou linha de chegada que cruzamos é uma nova fronteira superada. Mais um passo à frente foi dado.
Vivemos também um momento de completa falta de confiança. Chegamos a desconfiar da própria sombra. A insegurança é geral. Então de repente nos lançamos no escuro, nos propomos novas conquistas, novos movimentos. Nos entregamos a algo novo e desafiador. Praticar corrida de rua é fácil. Com 30 minutos por dia, 2 ou 3 vezes por semana, iniciando com uma caminhada, e aos poucos buscando novos patamares vamos tomando paixão pela atividade. Por que? Porque estamos conquistando os objetivos, que confiávamos ser possível. Que alguém disse que era atingível. Porque estamos assumindo uma nova forma mágica e diferente de convivermos com nós mesmos.  Passamos a confiar mais e mais na nossa própria capacidade!
Dedicamos tempo demais a atividades que agregam muito pouco à nossa vida. Muitas vezes esperamos do outro algo que nos fará felizes e completos. Mas o nosso destino é nossa responsabilidade. Este é o preço da liberdade. Somo livres para decidir e por isto seremos radicalmente cobrados. “Decífra-me ou te devoro!”. 
Correr é tão bom que podia servir para nada. Mas serve!

1 comentários:

M.Angelo disse...

Baita texto. Ideias pra levar pra vida. Run4Life!

Search