Postado por Leo Mesquita on sábado, novembro 17, 2012

Clique na imagem para ver em tamanho original
Hoje foi dia de fazer o novo percurso da Volta da Pampulha. Apesar de não ainda ter sido atualizado o regulamento da prova, tudo indica que o percurso será mesmo o que foi divulgado na semana passada e atualizado esta semana na página da Yescom.
Da semana passada para esta, a grande novidade foi a inversão do sentido da prova. Foi definido que a Volta da Pampulha deste ano irá girar no sentido contrário ao tradicional. O que sinceramente é bem mais lógico, considerando a nova posição da largada e chegada.
Hoje eu corri o percurso novo. Fui juntamente com a Equipe de Corrida do Jaraguá Clube, equipe da qual faço parte desde 2009. Largamos exatamente onde está marcado a partida da elite. Na largada estão marcados dois pórticos. Um deles é a largada e chegada oficial da prova, o outro faz o controle do pelotão  geral da prova. Entre os dois pórticos deverão ficar os atletas da elite e os atletas do pelotão C. Após o segundo pórtico estarão todos os demais atletas, inclusive os carregadores de placa que a Globo tanto ama.
A corrida inicia numa decida e poucos metros à frente será necessário trocar de pista, passando para a pista da direita da Avenida Coronel Oscar Paschoal. Isto irá facilitar o acesso à orla da Lagoa da Pampulha. Não deve gerar grande transtorno ou afunilamento pois o cruzamento com a Avenida Antonio Abrahão Caram é bem amplo. Exatamente neste cruzamento a descida torna-se bem íngreme e será necessário redobrar a atenção, pois a pista pode tornar-se escorregadia dependendo do regime de chuvas até o dia da prova. E tem chovido bastante em BH nos últimos dias.
A partir daí é seguir na orla da Lagoa no sentido da barragem da Pampulha. Isto é de certa forma vantajoso, pois na área da barragem da Pampulha não há sombra e terminar a corrida ali gerava um pouco mais de sofrimento, principalmente para os que completam a prova com tempo superior a 1h e 45min. No outro lado da Lagoa, onde faremos os km finais neste ano, existe mais sombra e isto pode amenizar um pouco do sofrimento dos atletas.
Mas é no km 18 que a coisa começa a ficar divertida. Neste ponto nos anos anteriores a corrida já teria terminado. Todos estariam comemorando com a medalha no peito. Mas é exatamente ali, no km 18, que vai começar uma subidinha de lascar bambu. Pode escrever ai, a grande maioria dos atletas vai cuspir marimbondo por causa desta subida. Vai ser um prato cheio para aqueles que só sabem reclamar. Serão cerca de 400 m numa subida bem íngreme no começo que torna-se mais suave e assim vai até a chegada. Todos cruzarão a linha de chegada bufando! Mas com muito orgulho de terem completado a prova.
Um único ponto de atenção que eu recomendo à organização é com relação ao transporte público. Acredito que a prefeitura e a organizadora da prova deveriam oferecer aos atletas um serviço especial de ônibus. A antiga largada ficava em um ponto onde passa uma grande quantidade de ônibus, o que não acontece na área próxima ao Mineirão. Não sabemos se o estacionamento do estádio estará disponível daqui 3 domingos. Se estiver ótimo, se não estiver os carros ficarão parados ao longo das vias e muitos poderão ficar bem longe do estádio.
É isso. Eu aprovei o novo ponto da infraestrutura da prova. Para o ano que vem as coisas deverão melhorar bastante com a disponibilidade completa da estrutura do Mineirão.
Boa prova a todos e bons treinos!

1 comentários:

Rinaldo disse...

Olá Leo,

Quer dizer que a Yescom mudou o percurso em cima da data da prova e ainda não atualizou o site? Mais uma vez eles liberam a inscrição e mudam o regulamento, é o fim da picada!

Acredito que o regulamento da prova é como um "contrato", você lê e assina, legalmente não poderia ser alterado após a inscrição.

Mas de qualquer forma, vamos torcer para que a prova seja boa, qualquer dia eu volto aí.

Abraço!

Claudio Rinaldo
http://numerodepeito.blogspot.com/
http://cicloviadigital.blogspot.com/

Search