Postado por Leo Mesquita on segunda-feira, janeiro 07, 2013

Diz o velho ditado da corrida de rua: "correr uma maratona é fácil, difícil é treinar para correr uma maratona". O certo é que iniciei a terceira semana de preparação para a maratona que farei no dia 07 de abril.
Idealmente são necessárias de 24 a 26 semanas. 6 meses ou mais dedicados aos tão sonhados 42195 metros. Meu tempo disponível é bem menor do que isto. Terei apenas 16 semanas para me preparar. 
Baseado nisto e na meta desejada, eu e meu treinador definimos o planejamento macro da preparação. Em função do curto tempo faremos um sistema de longuinho/longão. A cada duas semanas os treinos longos serão mais curtos e deverão ser feitos numa intensidade maior do que a projetada para a prova. E também a cada duas semanas farei um treino de maior distância mas também numa intensidade no mínimo igual à desejada para o dia 07 de abril.
Inicialmente, quando esta ideia foi proposta pelo meu treinador, a minha vontade foi rejeitar de cara. Meu receio de quebrar no meu do treinamento é muito grande. Depois conversamos mais e aos poucos fui aceitando a proposta.
Esta proposta tem fundamento na seguinte explicação. Para as outras distâncias mais comuns da corrida de rua, 5 km, 10 km e a meia maratona, o treino longo supera a distância da prova. Na preparação para a maratona, o treinamento mais longo não chega próximo dos 42 km. No meu caso ficará em 34 km e ocorrerá na décima primeira semana da preparação. E por isto, a intensidade dos treinos longos deve ser um pouco maior.
Vamos em frente!

3 comentários:

Unknown disse...

Grande Léo.
Também estou fazendo treinos para correr a ultra maratona de Praia Grande, vou fazer os 50 km... e como é difícil hein.
Mais não existe vitória sem sofrimento.
Tenha uma boa semana e bons treinos.
Rafael
marroneocorredor.blogspot.com.br

Unknown disse...

Vai ter que ser na raça!!
Bons treinos, Léo!

André Gonçalves disse...

Leo,
Li muito sobre o assunto, pesquisei planilhas e verifiquei junto a alguns amigos que já enfrentaram a distância e os longões realmente não passam dos 35 Km.
Fisiologicamente, a quilometragem nos treinos é tão absurda que aceito o limite de 35 Km.
Psicologicamente acho que depois de chegar no Km 32, é só lembrar que falta uma prova de 10 Km para acabar :-)
Boas passadas e que venham os 42K!
André
http://andreeotenis.blogspot.com

Search