Postado por Leo Mesquita on quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Amado por uns e odiado por outros tantos. Este é o horário de verão. E mais um encerrará neste final de semana. Uma coisa é certa. É preciso se adaptar a ele. Principalmente nós que praticamos um esporte ao ar livre.
No início a grande dificuldade é acordar uma hora mais cedo, e também ir dormir uma hora antes do que o normal. Outra necessidade é adaptar o organismo aos novos horários das refeições. Tudo ocorrerá uma hora mais cedo. Para muitos isto tudo passa desapercebido, mas tem quem não se ajuste tão facilmente como os ponteiros do relógio.
Agora que o horário de verão vai chegando ao final, é uma batalha acordar cedo e perceber que ainda é noite. Tudo escuro! Ver o sol nascer passa a ser uma coisa normal. Neste dias o sol tem raiado após as 06:00 hs da manhã. Quem corre bem cedinho, assim que o dia começa, acaba saindo para treinar com o dia ainda escuro. E quem corre no final da tarde vai encontrar o sol forte do verão.
E de uma hora pra outra tudo muda. Já levantaremos com o dia claro e iremos treinar no final da tarde sem a companhia do astro rei. Bom ou ruim? Bom pra uns e ruim para outros. É preciso respeitar a individualidade em todos os aspectos.
Mas ai vem um grande dilema. Para não sofrer com o sol forte nos treinos realizados pela manhã será necessário acordar um hora mais cedo. No meu caso por exemplo, tenho acordado por volta das 05:50 da manhã para pegar um sol leve. Com o fim do horário de verão, para pegar a mesma condição solar será necessário acordar às 04:50 hs! Vale a pena? Em algumas situações eu acho que vale. Para os treinos longos, com 2 horas ou mais de corrida, eu acho que vale a pena. Do contrário assumiremos o risco de sofremos demais com o sol quente do verão. E assim podemos acabar não cumprindo uma meta de ritmo mais rigorosa para aquela seção de treino. E indo treinar tão cedo, acaba sendo obrigatório uma dormidinha após o almoço para ser possível cumprir com as demais necessidades do dia que ainda terá muito pela frente.
Bons treinos a todos!

0 comentários:

Search