Postado por Leo Mesquita on sábado, maio 04, 2013
Marcadores: ,

Após uma longa jornada, naves e sondas especiais podem encerrar sua aventura retornando ao seu ponto de partida. A reentrada na atmosfera terrestre é um dos momentos mais críticos da viagem. A produção de muito calor devido ao atrito dos gases da atmosfera com a superfície do veículo espacial é um dos maiores riscos. Só mesmo uma fuselagem robusta suporta tamanho estresse térmico. O veículo deve entrar num ângulo certo, num momento certo e em velocidade controlada. A janela de reentrada não se abre de forma ideal a todo instante. Como se não bastasse todos estes detalhes, a onda de calor e outros fatores eletromagnéticos interferem na comunicação do centro de controle em terra com o veículo espacial. Em certas situações a comunicação pode simplesmente ser perdida.
4 semanas se passaram. A maratona de Paris é uma lembrança na minha memória. Chegou a hora da minha reentrada na atmosfera da corrida de rua. Não pretendia ficar todo este tempo sem correr. Mas os meus joelhos não permitiram um retorno apressado. Apenas agora começo a me sentir em condições de aproveitar a próxima janela de reentrada. Não pretendo superar este momento com falta de comunicação e esforço desnecessário. Tudo será feito com muita calma e observação. Os joelhos e minha condromalácia patelar é que ditarão o ritmo.
Abaixo está o vídeo da minha chegada na Maratona de Paris. Surgirei no lado direito do vídeo, de camiseta amarela e agitando os braços feito um louco. 


3 comentários:

ivana. disse...

Emocionante assistir o vídeo, amigo !

Tadeu Góes disse...

Nº 6123, boa!

Estou em disse...

Parabéns!!!
Show, com bandeirinha do Brasil no peito é exemplo para nós corredores...

Search